quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

2º Domingo da Quaresma: Deus se faz aliado do homem

28 ... Jesus  tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.29 E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.30 E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,31 Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
32 E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
33 E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
34 E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
35 E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
36 E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.  
Pensemos:
A proposta que o Pai fez aos discípulos de então e a nós hoje é clara: Jesus é o Filho amado, a Ele devemos ouvir. Se aceitarmos resumir o que Jesus fez, sugeriu e ensinou, podemos dizer que o seu ensinamento é a proposta: Fazer-se próximo!  No desenvolver esta habilidade, sem dúvidas, viveremos uma existência transfigurada...
 
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

1º Domingo da Quaresma

Enquanto somos peregrinos neste mundo, a nossa vida não pode estar livre de tentações, pois é através delas que se realiza nosso progresso e ninguém pode conhecer-se a si mesmo sem ter sido tentado. Ninguém pode vencer sem ter combatido, nem pode combater se não tiver inimigo e tentações. Sto Agostinho.
 
 


Senhor nosso Deus, escuta a voz da tua Igreja que te invoca no deserto do mundo: estende sobre nós a tua mão, a fim de que, alimentados com o pão da tua palavra e fortificados pelo teu Espírito, vençamos com o jejum e a oração, as contínuas seduções do inimigo. Amém

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

4ª Feira de Cinzas




Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: "matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça. Sinônimo de "conversão", é assim mesmo a palavra "penitência" … Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo. Fonte:http://www.acidigital.com/quaresma/cinzas.htm

A temática da CF-2013 
nos acompanha neste itinerário de reflexão/oração/conversão




Primeiros Votos








Em festa e com sentimento de gratidão ao Bom Deus pelos 73 Anos de fundação da nossa congregação e pelo dom da Vida de Ir. Marta, oferta e consagrada a Deus. Nossa família religiosa celebrou hoje sua profissão dos votos (pobreza, obediência e castidade) consagrando a sua vida a serviço da Missão Evangelizadora na Igreja. 














Parabéns Ir. Marta de Amorim Leite, por você hoje  sempre nossas orações.







A cerimonia realizou-se na Capela da nossa Casa Geral, e foi presidida pelo nossa caríssimo bispo Dom Vicente Costa e concelebrada pelos nossos amigos sacerdotes.





“Levando à maior plenitude a consagração batismal e respondendo ao chamado divino, Ir. Marta entrega-se totalmente a Deus, pela profissão da obediência pobreza e castidade, que deve ser vivida segundo o espírito das Missionárias de Cristo, fazendo assim uma aliança com Deus, tornado-se um outro Cristo.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Entrada no Noviciado


Com muita alegria no dia de hoje nossa Congregação acolhe no noviciado nossas queridas irmãs: Ir. Aparecida, Ir. Rafaela, Ir. Luzia, Ir. Luciana e Ir. Almira.

A Celebração Eucarística foi presidida por D. Cláudio - OSB, na Capela da nossa Casa Geral.


                                                                 

Aqui estamos para experimentar o modo de vida das
Missionárias de Cristo, seguindo o Cristo Cruxificado, vivendo pobres,obedientes e castas, servindo a Igreja e aos irmãos(...)




Peçamos por  nossas irmãs, para que  Jesus, Esposo de nossas almas, por intercessão da Virgem da Anunciação continue guiando-as durante todo esse ano formativo.                                       

                                                                 Parabéns!   A todas o nosso mais fraterno abraço!


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Curso e Retiro Anual

Com grande graça e alegria, encerramos o nosso retiro anual.
Foi um momento de encontro pessoal com Deus e nós mesmas, em que auxiliadas pelo Pe. Vinícius Ponciano (C.Ss.R), sob a Luz do Espírito Santo pudemos “Escutar Deus no silêncio de todas as vozes.”
A todas foi dada a graça de renovarmos nossas forças bebendo na fonte da existência do que é a vida religiosa. Tema muito propício, para nossas irmãs que se preparam para ingressar no noviciado  e para Ir. Marta que continua em retiro em preparação para os seus primeiros votos.
Demos graças ao Bom Deus por todas as graças concedidas a cada uma de nós durante esses dias.
Que Nossa Senhora da Anunciação seja o nosso modelo de escuta e adesão a vontade de Deus.
Agradecemos também de modo muito particular, nossas irmãs que se dispuseram a nos servir na cozinha e na portaria durante nosso retiro , Ir. Rita Freitas e Ir. Regina Célia e a todos os funcionários que as auxiliaram. A todos o nosso Deus lhes pague, pela generosidade e disponibilidade.