sábado, 30 de agosto de 2014

Setembro: Mês da Bíblia


O Papa Francisco em seu carta “ A alegria do Evangelho” (Evengelli Gaudium”) nos faz refletir sobre a importância da Palavra de Deus, toda a evangelização está fundada sobre a Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada". (EG174)

A Palavra de Deus, contem um valor em si. Contém vida, dinamismo. É como uma semente lançada  terra, gera nova planta, cresce e produz frutos. Na prática a Palavra se torna força, conversão direção se a vivermos no osso dia a dia.

5º Domingo de Agosto



Dia do Catequista



A VOCAÇÃO  do catequista foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo.
O catequista, não é só transmissor de idéias, conhecimentos, doutrina, pois sua experiência está no ENCONTRO PESSOAL com a pessoa de Jesus Cristo. Essa experiência é comunicada pelo SER, SABER e SABER FAZER em comunidade. O ser e o saber do catequista sustentam-se numa espiritualidade da gratuidade, da confiança, da entrega, da certeza de que o SENHOR está presente, é fiel.

 Que a Força da Palavra, continue a suscitar-lhe a fé e o compromisso missionário!


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Nossos Fundadores




No Mês de agosto Celebramos a memória de nosso fundadores. E no dia de hoje (27), celebramos nosso Pai Fundador D. José Gaspar de Afonseca e Silva.

A Congregação das Missionárias de Cristo foi fundada no Brasil (1940), quando ainda a realidade do Brasil era em sua totalidade rural. O 2º arcebispo de São Paulo D. José Gaspar (1939-1943), vendo esta realidade na sua arquidiocese,de grande extensão geográfica e com  poucos padres, preocupava-se com a situação da população interiorana e rural tão carentes, abandonadas, e dizia: «nunca teremos padres suficientes para o campo, e estas populações vivem na ignorância das verdades da fé, afastadas da prática da Religião». Manifestava o desejo de fundar uma Congregação feminina missionária que facilitasse a assistência espiritual e promoção humana dos operários da cidade e da população rural  da Arquidiocese de São Paulo, cuja atividade específica seria a Evangelização, catequese e toda espécie de assistência a estas populações. Para tanto contou com a ajuda de D. Abade Pedro Roeser e das Madres Ursulinas, (Me. Lioba, Me.Pedra, Me. Tadea e Me. Rosa) que aqui chegaram refugiadas da Guerra que assolava a Austria.

Foi no dia 03/02/40 que o arcebispo Dom José Gaspar erigiu canonicamente o noviciado das Oblatas Regulares de Santa Ursula.
Infelizmente D. José Gaspar, morre tragicamente (+27/08/43), vítima de um incidente aéreo, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro..
 Em maio de 1969, sob orientação do primeiro bispo de Jundiaí, Exmo. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (O.C), as Missionárias reunidas em assembléia, decidiram por votação secreta, mudar o seu título para CONGREGAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS DE CRISTO.

D. José Gaspar era um homem de oração, de uma intensa vida interior, possuía uma grande devoção a  Virgem Maria,  era eucarístico em sua essência e prova disso é que chegou a oferecer a sua vida pelo bom êxito do 4°Congresso Eucarístico Nacional.
A  pequena semente, que D. José semeou cresceu e deu frutos.
Que D. José, lá do Céu interceda por nós suas filhas, para que continuemos a obra que um dia Ele sonhou, fiéis ao nosso Carisma fundante.

sábado, 23 de agosto de 2014

4° Domingo de Agosto

        
     Ministérios Leigos

 A vocação laical tem um lugar todo central na Igreja, pois a define para o mundo.  O leigo tem carisma e função para libertar a secularidade do mundo, mediante o anúncio de Jesus Cristo, de modo a fazer com que o mundo tenha autonomia. Ele tem a missão de fazer com que o mundo entre em comunhão com o mistério que a Igreja representa. 



"Se formos sensíveis em perceber o desejo de Deus, é impossível sermos indiferentes.
Viver a vocação é consagrar a nossa vida a um ideal. A nossa realização pessoal reside em entender qual é a nossa vocação e agir de acordo com os ditames de Deus que fala ao nosso coração.
Que Ele nos fortaleça para que tenhamos a disponibilidade e a coragem de dizer “sim” ao Seu projeto, mesmo diante de nossas limitações, das nossas dificuldades, do nosso comodismo, dos nossos medos."  (
Dom Eurico dos Santos- Arcebispo Emérito de Juiz de Fora)


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

3° Domingo de Agosto




  Vida Religiosa




Os Religiosos e as Religiosas são testemunhas dos conselhos evangélicos. No meio de um mundo secularizado, onde impera a busca desenfreada da liberdade, de bens materiais e de prazer, os Religiosos buscam viver as Bem - Aventuranças, vivendo já aqui, o que viverão na Eternidade.

O voto de castidade é a oferta oblativa da própria vida. É a entrega da força vital que é a sexualidade a uma causa nobre.

O voto de pobreza para demonstrarem que o 'ter' não é tudo na vida e sim apenas um instrumento. sem ter nada em seu nome, sem buscar ambições, é um sinal profético de contraste para a sociedade que privilegia o dinheiro.

O voto de obediência é um sinal de que homens e mulheres colocam-se numa total atitude de dependência de Deus, por meio de seus superiores. 

Que a  celebração deste dia seja ocasião para redescobrirmos o sentido profundo da nossa vida como Consagrados, revitalizarmos a paixão por Jesus Cristo e renovarmos nosso compromisso discipular-missionário. Movidos pelo Espírito, avancemos com os “olhos fixos em Jesus” e em Maria Santíssima, a Consagrada por excelência, sendo testemunhas credíveis da fé e da graça para a Igreja e para o mundo.

Rezemos para que os Religiosos permaneçam felizes e fiéis aos seus Carismas, apontando a todos o Reino Definitivo.








sábado, 9 de agosto de 2014

2° Domingo de Agosto

                

                 

    Dia dos Pais


 No segundo domingo de agosto a Igreja celebra a vocação da família.
 Na pessoa do Pai recordamos aqueles que têm a missão de ser continuadores da obra criadora de Deus, gerando vidas.  Podemos assim falar da vocação Matrimonial.
A família é celeiro de amor. Amor que Deus mesmo selou e derramou, com Sacramento do Matrimônio no coração do marido e da mulher e por meio destes, nos filhos que são gerados. Assim cada lar é um lugar de encontro com Deus.

A todos Pais,

Feliz dia dos Pais!






domingo, 3 de agosto de 2014

Dia do Padre








O Padre é aquele que tem a missão de acompanhar, de orientar, de coordenar, guiar a vida do rebanho a ele confiado, como pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. O homem provado na vocação, como o ouro no cadinho.
Ser Padre não é uma tarefa nada fácil, mas a  graça Divina  e a Oração são o alicerce dessa  e de todas as outras vocações.
O padre precisa de nós tanto quanto nós dele.
Por tanto no dia de hoje, rezemos por aqueles que com generosidade e disponibilidade  deixaram tudo para "Seguir Jesus".

Agosto, mês vocacional



 O mês de Agosto é dedicado as vocações.

No tempo de Jesus foi Pedro, João, Tiago, Mateus...
Nos nossos dias são homens, mulheres que encantados por aquele mesmo convite, feito por Jesus assumem o desafio de segui-lo e anunciar a Boa Nova do Evangelho, na alegria de anunciar e ser evangelizados, sendo sacerdotes, Religiosos Consagrados, Catequistas, Pais e Mães
Por isso a Igreja (crianças, jovens, adultos ou anciãos), somos chamados a durante todo o ano, mas em Especial no Mês de Agosto, intensificarmos nossas orações e ações em favor das   vocações.

No 1° Domingo, celebramos o Dia do Padre, rezamos por todos aqueles que são chamados a assim como o bom Pastor, guiar, zelar pelo rebanho que lhe foi confiado. Sendo um outro Cristo para todos.

No 2° Domingo, celebramos o Dia dos Pais, lembrando todos aqueles que são chamados a gerar vida e ser continuadores da obra Criação e  iniciamos a Semana Nacional da Família

No 3° Domingo, celebramos a Vocação Consagrada, recordando todos os homens e mulheres que dizem Sim ao chamado de Deus, fazendo de suas vidas uma inteira e total Consagração a Deus, buscando viver de uma maneira mais radical o seu batismo.


No 4° Domingo, celebramos a vocação Leiga, trazemos presente todos os ministérios leigo, a vocação de todos os batizados.

No 5° Domingo, celebramos e agradecemos a Deus a generosidade dos catequistas.


A vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade que reza. Rezemos pelas vocações e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir o mandato de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).